Iván Carrillo

Iván Carrillo

Editor general

@carrillazo

Iván Carrillo (CDMX, 1970). Jornalista, editora e apresentadora de TV especializada em ciência, saúde e meio ambiente. Ele é co-fundador e co-diretor de Historias sin Fronteras e En Común (Podcast). Ele é membro da geração 2016-17 do MIT Knight Science Journalism Fellowship e faz parte da comunidade global de exploradores da National Geographic Society. É editor geral da plataforma Tec Review especializada em ciência, inovação e empreendedorismo e é dono do Boletim Ibero-Americano Científico e Cultural (NCC) que é veiculado em 20 países e em três idiomas. Ele lançou recentemente o programa Aquatic Atlas no YouTube dedicado à conservação dos oceanos. Tem colaborado com os mais importantes meios de comunicação nacionais e suas reportagens na Natgeo (LA) e Newsweek en Español foram reconhecidas com os prêmios de maior destaque no México.

Iván Carrillo

Lynne Walker

InquireFirst

@InquireFirst

S. Lynne Walker é presidente e diretora executiva da InquireFirst e cofundadora de Historias sin Fronteras, criada em 2019 para providenciar subsídios a projetos jornalísticos focados em ciência, saúde e meio ambiente na América Latina.

Lynne é finalista do Prêmio Pulitzer e passou grande parte da sua carreira trabalhando no México, onde atuou como Chefe do Escritório da Cidade do México de 1992 a 2008 para Copley News Service, com sede em San Diego, Califórnia.

Sua série de quatro partes sobre uma pequena cidade de Illinois transformada pela imigração, "Beardstown: Reflexo de uma América em mutação", foi finalista do Prêmio Pulitzer 2004 em Reportagens Nacionais. Recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade de Columbia (Nova York) em 2005 por sua excelente cobertura da América Latina.

Como diretora executiva da InquireFirst, fundada por ela em 2016, Lynne continua viajando para a América Latina para trabalhar com colegas buscando novas formas de produzir relatórios detalhados sobre ciência, saúde e meio ambiente e fazer reportagens investigativas. Ministrou workshops de jornalismo em espanhol no México, na Guatemala, em Honduras, na Nicarágua, na Costa Rica, na Colômbia, no Paraguai, na Bolívia, na Argentina e no Equador.

Lynne também lançou Bajo la Lupa, um programa de subsídios para apoiar o jornalismo investigativo na América Latina e é cofundadora de En Común: Conocimiento en Voz Viva, um programa informativo de rádio em espanhol sobre ciência, saúde e meio ambiente voltado às áreas rurais e ao público indígena no México.


Ximena Serrano Gil

Ximena Serrano Gil

(Colômbia)

No melhor estilo de edição genômica, sou da geração dos que tiveram o gene de denúncia implantado no DNA. Condição que, amalgamada à paixão por explorar e contar diferentes histórias do cotidiano, me levaram a descobrir o jornalismo científico. Desde então e por mais de 25 anos, independentemente de estar na função de jornalista, consultora, conferencista ou de uma mortal despreparada, cada uma das minhas moléculas busca a ciência dos fatos e lhe dá voz para convertê-la, com a especialização necessária, em uma valiosa ferramenta para o jornalismo na Colômbia, trabalho que defendo com paixão desde a presidência da Associação Colombiana de Jornalismo e Comunicação da Ciência - ACPC, porque tudo tem a sua ciência.


Mara Brugés

Mara Brugés

(Colômbia)

Mara Brugés Polo é jornalista com mestrado em comunicação científica e especialista em História Econômica da Colômbia. Como jornalista, trabalhou por vários anos no jornal El Espectador, onde foi responsável pela coordenação da Revista del Campo; foi diretora da Agência de Notícias de Ciência e Tecnologia da Colômbia (NOTICyT) - um projeto conjunto entre Colciencias (hoje Minciencias), a Academia Nacional de Medicina, a Universidad del Rosario e a Associação Colombiana de Jornalismo e Comunicação Científica. Por mais de sete anos foi editora e correspondente da edição latino-americana da Revista Audio Infos, publicação francesa especializada em temas de audição e linguagem. Tem participado como co-pesquisadora em projetos de pesquisa e tem sido consultora, docente e conferencista. Atualmente trabalha na Universidad del Rosario, onde coordena e desenvolve estratégias de divulgação científica.


Tania Orbe

Tania Orbe

(Equador)

Tania Orbe é correspondente no Equador da rede inglesa de ciência e desenvolvimento SciDev.Net. Colabora com a revista digital Plan V. É professora de jornalismo na Universidade San Francisco de Quito e editora da série monográfica acadêmica #PerDebate. Edita revistas, livros e conteúdos digitais. É palestrante e ministra workshops de comunicação e divulgação científica. Faz parte da Rede Mexicana de Jornalistas Científicos (Red MPC, na sigla em espanhol). Em 2008 criou a popular revista científica E-Ciencia, para a Universidade das Forças Armadas (ESPE). Trabalhou como redatora de pesquisa, notícias de saúde, sociedade e economia no jornal Expreso e na revista Vanguardia no Equador, participando da criação desta última em 2005.


Daniel Meza

Daniel Meza

(Peru)

Daniel Meza é jornalista e editor-chefe da N + 1 (nmas1.org), um meio de comunicação popular de ciência e tecnologia para a América Latina. Anteriormente, suas reportagens foram publicadas em meios de comunicação de língua espanhola, como El Comercio, RPP, El Espectador, El Español, entre outros. Por seu trabalho, foi bolsista do Congresso Mundial de Jornalismo Científico 2019 em Lausanne, na Suíça, e do programa A Digital Path for Entrepreneurship and Innovation 2019 do Centro Internacional para o Jornalismo (ICFJ) em Washington, nos Estados Unidos. Formou-se em jornalismo no Peru e fez mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Fundou a Associação de Jornalismo e Comunicação da Ciência do Peru (APCiencia).


  • CRÉDITOS

  • MIGUEL CONTRERAS
    Fotos Colômbia
  • FANDER CUPITRA
    Fotos Colômbia
    Fander Cupitra é filho de Arnulfo Cupitra e colaborou pela primeira vez com Historias sin Fronteras para documentar a realidade da sua família.
  • GERMÁN JÁCOME
    Fotos Equador
  • LUIS PAREDES
    Fotos Equador
  • MARIO MACÍAS
    Fotos Equador
  • MIGUEL CONTRERAS
    Fotos Peru
  • JESSICA X. VALENZUELA
    Tradução para o inglês
  • JERUSA RODRIGUEZ
    Tradução portuguesa
  • FERMÍN GARCÍA-FABILA
    Infográficos
  • MIGUEL ÁNGEL GARNICA
    Desenho web